domingo, 4 de março de 2012

Siku - uma breve reflexão!



Num post anterior tive o prazer de escrever sobre o urso polar Siku e sobre o intuito do programa diário que corre numa tv escandinava. No entanto, nas minhas leituras e acho que nem de propósito, encontrei palavras escritas pelo poeta Francis Jammes que retratam de forma profunda o carinho e ternura que devemos nutrir pelos animais.

Aqui deixo estas palavras para mais tarde reflectir sobre o tratamento que a nossa sociedade dá aos animais. Assim:

" No olhar dos animais existe uma luz profunda e suavemente triste que me inspira uma simpatia tão grande que o meu coração se abre como um hospicio para acolher todo o sofrimento das criaturas. A miserável pileca que dorme debaixo da chuva nocturna, diante de um café, a cabeça caida até ao chão, um gato atropelado, um pardal ferido, que procura refúgio no buraco de um muro - todos estes sofrimentos cabem no meu coração. Se não fosse o respeito humano, eu ter-me-ia ajoelhado, perante tanta paciência, tantas torturas, porque eu via uma aureóla em volta das cabeças desses seres dolorosos, uma verdadeira aureóla, grande como o Universo, colocada pela própria mão de Deus."

Pergunto-me: somos nós humanos, ou pedras?

Sejamos rebeldes... sejamos felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário