sexta-feira, 6 de abril de 2012

Almanaque da Pascoa! - texto demasiado calórico para quem estiver em dieta!

Um almanaque é uma publicação que reune um calendário com as datas mais importantes de um ano, ou que marcam as efemérides ou acontecimentos relevantes de um determinado ano.

Ora, decidi dedicar-me a fazer um almanaque com os doces mais típicos da presente época festiva,de formar a manter a tradição tão típica das aldeias portuguesas,embrenhadas em alimentar o bom gosto da nossa boca e adoçar o nosso paladar!

E começo o meu almanaque com o sempre apetitoso folar da páscoa! Quem um dia viajar na procura da lenda da origem deste doce, caminhando até ao âmago do nosso interior, irá descobrir que este bolo simboliza a amizade e a reconciliação, mesmo entre corações desavindos e pretendentes não correspondidos!



É claro que neste percurso não podia faltar a rosca tão fofa que em certas regiões os padrinhos e madrinhas oferecem aos seus afilhados, como forma de recompensa e de mimar os petizes,que adoram muito mais receber a sua rosca em forma monetária, e mandam assim às malvas os antigos rituais!



Claro que hoje já evidenciei as tentações que são os ovos da páscoa, que surgem para todos os feitios e gostos, sendo esta uma tradição pagã que representava a fertilidade e o renascimento da vida, tendo sido adoptada pelo cristianismo, sendo que o ovo passou a representar a ressurreição de Cristo. Mas seja qual for a simbologia, um ovo de chocolate, é sempre um ovo de chocolate... logo uma delicia para a vista e um regalo para as nossas papilas gustativas!

Por último, deixo aqui as sempre presentes amêndoas,para muitos a consagração dos ovos, mas em formato mini e que escondem imensas histórias de terra para terra, de lugar para lugar...por isso, por cada amêndoa ingerida, descobrimos séculos de tradições que desejo que este almanaque perpetue.


Assim, através deste almanaque incompleto, espero ter contribuido para enriquecer esta data importante para os cristãos, mas que para muitos é composto por feriados que nos fazem descansar a alma e ganhar mais uns quilos na balança! Ai os triglicerideos.... 

Sem comentários:

Enviar um comentário