segunda-feira, 25 de junho de 2012

Diário do Euro 2012 - Os Jogos das Meias



Findos os jogos dos quartos de final deste europeu, é hora do rescaldo... e uma palavra de celebração e festa pela vitória da nossa seleção, Portugal, que conseguiu chegar às meias finais através de um jogo meritório e dominador. O melhor que podemos dizer, é que a Rep. Checa nunca chegou a entregar-nos o xeque, quando muito o "checo-mate"!

Nós fomos superiores, e como eu disse, meio golo era suficiente para passarmos. Chegou um golo, marcada a poucos minutos do fim do jogo e que nos colocou entre as quatro melhores equipas da Europa! Apesar de Ronaldo ter sido considerado o homem do jogo, um prémio bem merecido, a verdade é que o jogador que mais me encheu as medidas foi o João Moutinho... imprescindivel neste momento naquele meio campo.

Apesar da passagem, sabemos agora que o proximo adversário mais não é que a campeã em titulo, a Espanha, a super favorita a vencer o torneio. Despachou a frança, com um resultado de 2 - 0 e sem se esforçar muito, o que é de arrepiar. Mas acredito nos nossos jogadores e que mesmo perante uma seleção que faz lembrar a armada invencível, a verdade é que a nossa seleção cumpre os sonhos lusitanos e querem fazer cumprir Portugal!

Alemanha - Itália é o outro jogo das meias e tem tudo para ser um jogo do oito ou do oitenta... os alemães, após despacharem uma Grécia, que a sonhou em fazer história, mas perante o deslumbramento com o empate obtido, embateram de frente com a realidade do poder ofensivo dos germânicos, perdendo por 4 - 1, têm tudo para encantar neste europeu.

Mas a esperança e o futebol alemão pode esbarrar perante uma Itália liderada pelos veteranissimos Buffon e Pirlo e que eliminaram os ingleses nas grandes penalidades - os penálties são a besta negra da Inglaterra. A Itália tem mostrado um futebol muito mais apelativo que o conhecido "cattenacio", mais perfurmado e alargado a todo o campo de futebol, mas sempre sem descurar a vertente defensiva. Assim, este jogo pode ser o jogo do ano, como pode ser completamente aborrecido.

A Alemanha é favorita, mas acredito numa surpresa da Itália. Para mim, que sou um apreciador das características futebolisticas do Pirlo, adorava que este europeu fosse a consagração deste jogador, para mim um dos melhores médios que já vi jogar em toda a minha vida.

Por último, uma palavra de incentivo com o chavão típico : Força Portugal... vamos à final!:-)

Sem comentários:

Enviar um comentário