sexta-feira, 13 de julho de 2012

MEDO..... MUITO MEDO!

HOJE É SEXTA-FEIRA 13

Um pouco de História:

A origem ou génese da sexta-feira 13 como o dia mais azarento do ano não é consensual, pois não faltam hipóteses para nomear este dia específico como o dia do azar!

As explicações, lendas para tal facto perpassam por factos concretos, numa possibilidade, ou por histórias mitológicas, noutra hipótese, bem como pode ter influência cristã, ou é tudo conjugado para dar origem a este dia que é especial no ano pelo motivo que ninguém deseja ver associado a si: o azar!

Na numerologia o número 13 é considerado o número da má sorte, sendo o 12 um número completo, perfeito, pois o ano tem 12 meses, existiram as 12 tribos de Israel, os 12 apóstolos, 12 signos do Zoodiaco!

Já a Sexta-feira é considerada um mau dia, na religião, porque os cristão consideram que Cristo foi crucificado nesse dia da semana. Juntando o numero 13 ao dia referido, temos como resultado o diz mais negro do ano, que toda a crença popular teme!

Quanto a factos concretos, crê-se que a Sexta-feira 13 deve-se ao fatidico dia que coincidiu com a declaração de ilegalidade da Ordem dos Templários pelo Rei Filipe IV de França, a 13 de Outubro de 1307, e por força de tal ordem diversos elementos da Ordem foram presos, torturados e executados por heresia!

Das lendas, apenas desejo referir a versão sobre a Deusa Friga. Segundo esta versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs converteram-se ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio, e os 13 rogavam pragas aos humanos. Da Escandinávia a superstição espalhou-se pela Europa.

E assim, a sabedoria popular teme este dia, que hoje teremos que enfrentar com muita fé, força, coragem e força! Ainda bem que hoje joga o Benfica, para o meu dia ser mais alegre!

Sejam Rebeldes, Sejam Felizes

Sem comentários:

Enviar um comentário