terça-feira, 1 de maio de 2012

DIA DO TRABALHADOR


Alguém tem conhecimento da origem do dia do trabalhador que hoje nos entrega um feriado para alguns descansarem? E falo em alguns, porque para muitos este dia é dedicado ao trabalho, mesmo que estejamos em casa!
Há muito, muito tempo, num novo país que dava os primeiros passos na democracia - aqui não posso usar a palavra reino - isto é, nos Estados Unidos da América , 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários. Tudo isto aconteceu no longínquo dia 1 de Maio de 1886.

Mas os trabalhadores não se deixaram abater ,e  todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.

 Foi este o resultado desta segunda manifestação.

A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.
Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

E hoje, em Portugal comemoramos o primeiro de Maio, em honra daqueles que foram oprimidos ao lutar pelos seus direitos! Que o simbolismo do dia seja recordado e honrado de forma digna!

Um excelente bom dia do trabalhador!

1 comentário:

  1. foreverfriendsrebelde.blogspot.com.br
    asecem o meu blog por favor

    ResponderEliminar