terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ser Rebelde!


Nas deambulações para queimar o tempo que nos aborrece, descobri que a palavra rebelde tem sido bastante procurada em alguns países, sendo a quarta mais procurada no ano 2011 no Brasil!Não acreditam? Olhem aqui o Je preocupado com a vossa crença!

Mas hoje estou empenhado em descobrir os significados da palavra rebelde - que tarefa hérculea a que me propôs! Mas deixo aqui uma pequena resenha sobre a rebeldia!

Para os entendidos, basta consultar um dicionário, e aí eu agradeço imenso a ajuda do meu velhinho dicionário da lingua portuguesa da Porto Editora, mas quero ir mais além. Acredito que ser rebelde deve ser motivo para uma tese de doutoramento, ou até de um simples mestrado: imaginem como um Júri ficará visivelmente satisfeito com uma obra intitulada: REBELDE - manifestações de génios!

Pensemos bem se os génios não são rebeldes? Tomemos em consideração o nosso CR - Cristiano Ronaldo. Talento inato para o futebol, trabalhador incansável e goleador sem fim na máquina do Real Madrid... enfim, um génio para muitos!

Ora bem, este nosso génio foi menino grande para afirmar que têm inveja dele por ser bonito, rico e um grande jogador! Muitos irão considerar esta afirmação presunção e vaidade. Para mim é rebeldia! Rebeldia pura que mostra o génio do CR. Por isso ser rebelde é responder a quem nos provoca com sentido de humor e sorriso maroto!

Muitos mais exemplos pululam por esse mundo fora. Mas um dos maiores rebeldes de todos os tempos não é mais do que um dos mais conhecidos filósofos do mundo, o famoso Sócrates - não, não pensem no nosso ex primeiro ministro o senhor engenheiro José Sócrates, o novo estudante de filosofia na cidade cosmopolita de Paris!

Sócrates, condenado pela democracia ateniense por subverter os jovens com os seus ensinamentos,mostra na afirmação " só sei o que nada sei" que a rebeldia lhe é inata, sendo autêntico, contrariando as regras impostas pela sua sociedade e defendendo os seus ideiais.

Ser rebelde é saber responder às provocações não no mesmo tom, mas com inteligência e com a força da imaginação. Há muitos anos, numa universidade bem conhecida do nosso país, um professor, irado com a prestação de um aluno, pediu a um funcionário da universidade para trazer um fardo de palha. O aluno, diligente e rebelde, pede ao mesmo funcionário um copo de água!

Eis a rebeldia no seu estado mais divertido, mas provocador!

E o que dizer da rebeldia latente na genialidade da elaboração de uma teoria do "foda-se", expressão libertadora do stress, que aumenta a nossa auto - estima e nos faz sentir pessoas melhores perante as agruras do mundo? Ser-se rebelde é ter imaginação, é provocar o mundo, mas também é sonhar e realizar neste canto plantado à beira mar a obra que Deus quer e que com o homem ela nasce!

Ser rebelde é ser humano!

Sejamos rebeldes... Sejamoss felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário